A história do Sindicato

No decorrer do ano de 1963, movidos pela necessidade de trazer o Sindicato mais próximo da categoria no ABC, bem como, colocar em prática a estratégia de criar a Federação Estadual, os trabalhadores do município de Santo André, organizaram-se e fundaram a ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS COMERCIAIS DE MINÉRIOS E COMBUSTÍVEIS MINERAIS DE SANTO ANDRÉ, cujo registro na qualidade de ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL, foi concedido pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio no dia 29 de agosto de 1963.

Em 13 de agosto de 1964, a ASSOCIAÇÃO é reconhecida como SINDICATO, através da CARTA SINDICAL expedida pelo Ministério do Trabalho, pela qual adquiriu a personalidade jurídica definitiva, que após alguns apostilamentos de extensão de base, passou a denominar-se SINDICATO DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO DE SANTO ANDRÉ E MAUÁ, com base territorial compreendendo os municípios de SANTO ANDRÉ, MAUÁ, SÃO CAETANO DO SUL, SÃO BERNARDO DO CAMPO, DIADEMA E RIBEIRÃO PIRES, representando a categoria profissional dos TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO (inclusive pesquisas de minérios), integrante do 1º grupo da C.N.T.C..

O presidente fundador foi o Sr. Manoel Rodrigues Faria, de 10/03/65 à 24/04/69. O segundo foi o Sr. Onivaldo Secatto, de 25/04/69 à 24/06/81. O terceiro foi o Sr. João Danino, de 25/06/81 à 25/08/87. O atual presidente é o Sr. Valter Adalberto, desde 26/08/87, o qual foi empossado no seu sexto mandato em 28/08/06 a 27/08/2010.

Nestes 42 anos de existência, o Sindicato tem cumprido o seu papel de representação e defesa dos interesses coletivos e individuais dos trabalhadores, primeiro foi à conquista das convenções coletivas de trabalho, buscando garantir direitos, além do disposto na C.L.T., mesmo com todas as dificuldades impostas pelo regime da ditadura militar. Os primeiros movimentos paredistas surgiram em meados de 1987, quando a categoria cansada de ser explorada deu inicio a um ciclo de lutas sob o comando da diretoria do Sindicato, liderados pelo atual presidente o companheiro Valter Adalberto (Valtinho), que culminaram com a conquista de direitos como as Folgas Quinzenais, Horas Extras com percentual acima da Lei, Prêmio de Produção, Cesta Básica, P.L.R., Convênio Farmácia, Ticket Restaurante, Assistência Médica, Salário Substituição, Prêmio Brigada de Incêndio, Anuênio e outros.

O reflexo de todo esse trabalho realizado pela nossa diretoria pode se verificar no número de trabalhadores sindicalizados, os quais representam hoje 80% da categoria em atividade, o que dá ainda mais legitimidade ao nosso Sindicato para continuar a luta por melhores condições de trabalho e salário, contribuindo desta maneira para o fortalecimento da luta dos trabalhadores brasileiros.

Hoje podemos dizer com muito orgulho, que o resultado da nossa organização e todas as lutas travadas, as conquistas obtidas, nos deram a condição política de realizar Assembléia Geral Extraordinária com ampla participação da categoria, onde os trabalhadores deliberaram pela filiação do nosso Sindicato na Central Sindical União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Valter Adalberto

Sind. Minérios ABC. 2015. Desenvolvido por Studio Fundação - Design & Editorial